Está aqui

Tudo sobre os smartwatches

Artigo
Créditos Imagem
Licença: 
CC Attribution 2.0

A tecnologia está sempre em constante evolução e, a cada dia que passa, aparecem novidades que atraem milhares de pessoas, mesmo as que não são muito amigas das novas invenções. Uma das novidades recentes é o smartwatch: relógio inteligente. Trata-se de um gadget extraordinário que veio revolucionar a forma de ver as horas. Fique a saber o que é um smartwatch, quais as suas marcas e características principais e o que faz dele o último grito da tecnologia.

O que é um smartwatch e quais as suas características principais?

Um relógio inteligente (smartwatch) é um relógio computadorizado que apresenta muito mais funcionalidades que um relógio normal. É um relógio de pulso que funciona aliado ao seu smartphone expandindo as suas capacidades de um modo extremo. Estes relógios, hoje em dia, são verdadeiros computadores de trazer no pulso. Podem executar diversas aplicações, reproduzir som e vídeo, fazer chamadas telefónicas, funcionar como velocímetro, como medidor da tensão, bússola, barómetro, cronógrafo, tradutor, jogos, entre outras capacidades. Possuem um ecrã tátil, através do qual se pode interagir com o gadget, usufruindo de serviços como GPS, acesso à internet, capacidade de ouvir música ou ver vídeos. Estes relógios, combinados com o seu smartphone, são, sem dúvida, uma peça de excelência e uma prenda intemporal.

Quais são as principais marcas de smartwatches e quais os preços praticados?

Existem diversas marcas disponíveis no mercado, embora, para muitas pessoas os smartwatches são apenas um complemento. Vejamos então alguns exemplos de marcas de smartwatches e os preços que elas praticam:

1. Apple Watch

Este é um dos smartwatches mais populares e mais caros do mercado. É curioso chamar-se Apple Watch, uma vez que todos os outros produtos da marca surgem com um I antes do nome, ou seja, seria iWatch. Com braceletes diferentes e excelentes materiais, este smartwatch é o mais adequado para iPhone e pode ser adquirido por aproximadamente 800 euros/3.150 reais.

2. Asus smartwatch

Outra grande marca, neste caso especializada em computadores portáteis, é a Asus. O smartwatch da Asus é também muito procurado e é compatível com dispositivos Android 4.3 e/ou superiores. Este smartwatch poderá ser adquirido pela módica quantia de 200 euros/790 reais.

3. Samsung smartwatch

Do gigante dos telemóveis inteligentes surge o Samsung Smartwatch, com conectividade wi-fi e bluetooth, adaptado a dispositivos Android 4.4 e superiores exigindo 1,5 megas de RAM. Em Portugal, poderá conseguir este relógio inteligente por aproximadamente 400 euros/1.575 reais.

4. Alcatel One Touch Smartwatch watch

Este modelo de smartwatch é popular devido ao facto de ser adaptável a diferentes tipos de telemóvel: os de sistema operativo Android e os iOS da Apple. Tem USB incorporado e poderá ser adquirido por cerca de 150 euros/600 reais em qualquer loja de tecnologia.

Porque os smartwatches são o último grito da tecnologia?

Além de todas as características e funcionalidades supracitadas, que de si já fazem dos smartwatches um gadget excecional, existem outras que dão ao smartwatch o título de último grito da tecnologia. Por exemplo, poderemos acrescentar que já existem smartwatches passíveis de acompanhar o utilizador na água ou em desportos radicais, os chamados sport watches que ajudam a melhorar e a monitorar a quantidade de exercício físico de um atleta. São úteis também no dia-a-dia, seja para ver as horas ou para correr aplicações que outrora só se encontrava em computadores, tabletes e/ou smartphones.

Em suma, o smartwatch é um gadget muito interessante que complementa o uso dos relógios digitais            e dos smartphones e amplia as suas capacidades através de novas aplicações e funcionalidades. É, sem dúvida, o último grito da tecnologia e estima-se que veio para ficar.

A sua votação: 
Média: 3 (1 vote)