Está aqui

Relógios Casio: uma história do Oriente

História
Relógio Casio
Licença: 
CC Attribution-NonCommercial 2.0

A empresa Casio foi criada no Japão em 1946 por Tadao Kashio, um engenheiro especializado em produção tecnológica. Hoje, os seus produtos mais famosos – calculadoras, instrumentos musicais, equipamento áudio, PDAs, máquinas fotográficas e relógios – são sinónimo de sucesso e de fiabilidade um pouco por todo o mundo.

O primeiro produto da empresa foi o “cachimbo yubiwa”, um anel para o dedo, onde era possível encaixar um cigarro aceso e fumá-lo até ao fim, enquanto o fumador ficava com as mãos livres para executar outras tarefas. O produto foi um sucesso enorme e Tadao Kashio investiu os lucros obtidos com essa invenção, no desenvolvimento de uma máquina com a qual ficou fascinado no Business Show de Ginza, em Tokyo, no ano de 1949 – a calculadora.

Em 1954, começa a produzir calculadoras electromecânicas do tamanho de mesas, mas já com algumas inovações relativamente a outros modelos – reduziu as teclas dos números para dez e os visores de três para um. Em 1957, apresentou ao mundo a primeira calculadora eléctrica compacta e o modelo 14-A revela-se um êxito imediato, o que leva à criação da empresa Casio Computer. Em 1972, é lançado a Casio "Mini", uma calculadora pessoal que vendeu mais de 10 milhões de exemplares.

Dois anos depois, em 1974, a Casio apresenta o seu primeiro relógio digital – o Casiotron – com um calendário completo e totalmente automático. A década de 80 foi marcada pelo lançamento do primeiro teclado musical e sintetizador profissional da marca. No campo dos relógios, a grande revelação foi a criação do primeiro modelo G-Shock (um dos mais populares!) em 1983.

A aposta nas grandes evoluções tecnológicas continua e, em 1995, a Casio apresenta o primeiro relógio G-Shock com mostrador LCD, num ano marcado ainda pelo lançamento mundial da primeira máquina fotográfica digital – o QV-10.

Os relógios continuam a merecer a atenção da Casio que tem inovado em termos de modelos e de tecnologias, tendo sido a primeira a produzir um relógio-calculadora, que fizeram as delícias de jovens e adultos durante muito tempo. A marca foi ainda uma das primeiras a introduzir funções tão diversas como fusos horários diferentes, altitude, temperatura e pressão atmosférica actuais… e tudo isto no pulso!

Um dos modelos Casio mais populares é aquele que oferece a função dupla de relógio LCD e analógico, sendo que a gama “Wave Ceptors” vai ainda mais longe ao receber sinais horários diários de um relógio atómico, para estar sempre a horas!

Um dos mais recentes lançamentos da Casio aconteceu em 2007 com a apresentação do "Oceanus Manta OCW-S1000J" – funciona com energia solar e é o cronógrafo mais fino do mundo, com uma espessura de apenas 8.9mm.

Líderes inquestionáveis no design e produção de relógios digitais, as suas colecções oferecem modelos para todos os gostos: desde a inovação da “Protrek” e da “Collection”, aos ícones de estilo do “G-Shock” e os modelos exclusivamente femininos da “Baby-G”; passando pela robustez e durabilidade do “Casio Sport”, da “Phys” e da “Sea Pathfinder”; sem esquecer a tecnologia do “Wave Ceptor”.

Marca: 
A sua votação: 
Média: 4.5 (56 votos)