Está aqui

Relógios Flik Flak: ver as horas pode ser divertido

História
Relógio Flik Flak

O momento em que recebemos o nosso primeiro relógio é sempre algo importante. É aquela altura em que nos sentimos crescidos, uma criança a entrar no mundo adulto, e é com orgulho que exibimos o pulso com aquele ornamento (mais que instrumento) prático. E isso porque naquela idade não é nada fácil ver as horas, com aquela confusão de ponteiros e números pequenos…

A Flik Flak nasceu a pensar nessa importante etapa da aprendizagem das crianças: uma marca que cria e comercializa exclusivamente modelos infantis, direccionados para ajudar as crianças a aprender a ler as horas de uma forma fácil e divertida.

Integrada no Grupo Swatch, o maior grupo mundial de relógios, a Flik Flak foi criada em 1987 pretendendo ser mais do que uma marca infantil, mas antes a primeira marca que de facto ensina a ler as horas. Com a típica precisão suíça, estes relógios nascem ainda hoje nos avançados laboratórios da ETA-Switzerland (um dos maiores laboratórios do Grupo), em quartzo, e todos eles analógicos.

Pensando nas características tão próprias do público-alvo que utilizará estes relógios, os Flik Flak encontram-se dotados de um conjunto de funcionalidades algo insólitas, mas de extrema utilidade. Além de serem obviamente à prova de água (porque está mais que provado que uma criança atrai a água, especialmente se for suja), são também resistentes ao choque (porque as crianças simplesmente… caem), através de uma caixa em alumínio que assegura o funcionamento dos diversos componentes. O revestimento é feito com recurso a um vidro especial, mais resistente a riscos do que o plástico. A característica mais peculiar é o facto de os relógios Flik Flak poderem ser lavados na máquina, juntamente com as peças de roupa que as crianças tão bem sabem sujar.

Flik e Flak é também o nome das mascotes da marca, duas divertidas personagens que são, na prática, quem vai ensinar as crianças a ler as horas, tomando a forma dos ponteiros nos relógios. Flik, vestido de azul, mais velho e esguio, “corre” mais depressa, e dá uma volta inteira ao relógio em 60 minutos – é naturalmente o ponteiro dos minutos. Flak é a sua irmã mais nova, veste-se de vermelho e é mais pequena, por isso, anda mais devagar. As senhoras vêm sempre primeiro, por isso é ela (o ponteiro das horas) que deve ser lida em primeiro lugar.

O mostrador tem um tom atractivo para as crianças, mas sem ser ornamentado em demasia, para não dificultar a leitura. Inclui mostradores separados para horas e minutos, um azul e o outro vermelho, de acordo com as personagens/ponteiros, para que seja mais fácil ver as horas.

Em relação às colecções e modelos disponíveis, a Flik Flak é muito semelhante à Swatch: inúmeras colecções e ainda mais modelos, tão variados entre si quanto lhe é possível imaginar. Ainda assim, agrupam-se em três categorias chave, organizadas por idades: uma para crianças dos 3 aos 5 anos, outra dos 6 aos 7, e por fim, uma colecção para crianças dos 8 aos 9 anos, já sem as personagens Flik e Flak nos ponteiros porque, verdade seja dita, já são homens e mulheres crescidas e não precisam dessas ajudas, não é?

Quanto ao valor dos relógios Flik Flak, os papás e mamãs não terão que gastar muito: entre €20 e €30, nada que não esteja ao alcance de uma generosa mesada!

Marca: 
A sua votação: 
Média: 4.5 (6 votos)