Está aqui

Relógios Hysek: virado para o novo milénio

História
Relógio Hysek

Não obstante os progressos feitos no design de relógios, a tradição e o sentido clássico continuam a imperar por entre as relojoarias de topo. Prova disso é a distinção básica das colecções: “clássico” e “desportivo”. A noção de evolução prende-se sobretudo no quão moderno um relógio clássico pode parecer… mas não deixa de ser, na sua essência, clássico.

É algo característico não apenas nas casas históricas com séculos de existência, mas que acaba por também transparecer para as marcas mais recentes, como Franck Muller ou Maîtres du Temps: apesar de se tratar de marcas jovens, o aspecto tradicional mantém-se.

Com os relógios Hysek, da tradição “aproveita-se” apenas a qualidade dos componentes e as complicações; tudo o resto fica à porta.

Por fora, avant-garde…

Tudo remonta há cerca de uma década atrás, quando o alemão Jorg Hysek criou o seu próprio estúdio de design, originando pouco depois uma original linha de relógios. Relojoeiro consagrado, Jorg fora já colaborador de nomes prestigiantes como a Rolex, TAG Heuer e Breguet, onde sempre deixou o seu traço bem distinto. Mas só com a sua própria empresa é que teve a liberdade total para dar asas à sua imaginação.

Os relógios Hysek são dotados de um visual avant-garde e um design verdadeiramente inovador, não sendo apenas uma actualização de um passado já mais que visto.

O aspecto dos diferentes modelos, com caixas por vezes futuristas, aliado a belas pulseiras modernas fornece um look que roça a agressividade: irresistível para quem pretende precisamente o choque com os valores pré-estabelecidos.

…por dentro, tradição

Quando mergulhamos no interior dos relógios Hysek, tudo muda, e é uma autêntica viagem ao passado. Está lá toda a tradição e mestria da alta relojoaria, a perícia de quem conhece e ama a arte de fazer relógios e, sobretudo, o sabe fazer.

Mais do que pelas complicações avançadas, a Hysek destaca-se por ser uma verdadeira fabricante de relógios, autora dos seus próprios movimentos (um orgulho de que, para já, poucos ainda se podem gabar). O Abyss Tourbillon é o primeiro modelo lançado com um movimento completamente imaginado e produzido dentro de portas, constituindo um autêntico festim de tecnologia e perícia.

As colecções

Os relógios Hysek, todos eles mecânicos, estão divididos em duas classes bastante elucidativas: os relógios ditos “normais” e a alta relojoaria.

Ainda assim, a colecção “básica” é dotada de modelos com funcionalidades como cronógrafo, indicador de estado da carga, calendário lunar ou anual ou horário duplo.

A actual colecção, com 7 modelos (2 deles femininos) aposta forte no visual que tão bem caracteriza a marca, num espírito elegante e moderno, sem contudo parecer menos prestigiante.

Já a colecção de alta relojoaria faz-nos mergulhar num mundo verdadeiramente fascinante. O já referido Abyss Tourbillon destaca-se principalmente por ser o primeiro movimento concebido pela própria Hysek, limitado a 30 exemplares; o Hysek Symphony, relógio mais complicado da marca, inclui, entre outras particularidades, um turbilhão às 6 horas e um repetidor de horas, minutos e quartos de hora “Westminster”, com quatro sonoridades diferentes.

Dois dos títulos desta colecção que merecem destaque são o XX-Ray Tourbillon e o Colosso.

No primeiro caso, trata-se de um relógio com duplo mostrador e, portanto, duplo turbilhão, num conceito estonteante. O segundo, na foto, fala por si: além de todas as complicações que tem, desde o turbilhão ao repetidor de minutos, incluindo ainda um timbre Cathedral capaz de fazer soar a hora actual sempre que pedido, inclui ainda um pequeno globo terrestre tridimensional de 12 milímetros de diâmetro, com um efeito real de rotação da terra.

Distribuição limitada

Nos relógios Hysek, não são apenas as colecções que são limitadas; também a distribuição o é, com um conjunto bastante reduzido de lojas próprias e revendedores oficiais. Apenas 16 distribuidores em todo o mundo, e nenhum revendedor no Brasil torna-os difíceis de encontrar; terá mais sorte em Portugal, onde existem dois revendedores (Porto e Braga).

Marca: 
A sua votação: 
Média: 4.4 (10 votos)