Está aqui

Relógios Mormaii: uma história de surf

História
Relógio Mormaii

As origens da Mormaii remontam a uma manhã de 1974, na praia brasileira de Garopaba, quando o médico Marco Aurélio Raymundo sentiu o efeito da água fria enquanto praticava surf. Prontamente pôs mãos à obra e criou um fato térmico que suprimiu as lacunas dos fatos disponíveis na altura. Assim nascia a Mormaii em pequenas instalações na sua própria garagem, onde o jovem médico passou a criar também alguns fatos por encomenda. Inicialmente para amigos, depois para diversos praticantes da sua modalidade de eleição, o surf.

Desde então a empresa cresceu de forma quase inimaginável, sendo hoje uma das grandes referências mundiais em fatos térmicos para modalidades aquáticas – surf, windsurf, jetski, kitsurf e mergulho apnéia. A Mormaii equipa alguns dos principais atletas brasileiros destes desportos, que nalguns casos são campeões sul-americanos ou mesmo mundiais.

A marca brasileira tem ainda marcado presença em diversas áreas, como por exemplo no Centro Desportivo & Cultural Aragua, que funciona como academia de treino, como centro de investigação bióloga e centro de desenvolvimento. Criou também o Mormaii GaiaXpress, uma expedição de um mês que atravessou as principais praias brasileiras do nordeste e que reuniu alguns dos mais sonantes nomes dos desportos aquáticos da América do Sul.

Actualmente permanece instalada na região de Garopaba, empregando mais de uma centena de funcionários na fábrica principal. Conta também com dezenas de lojas (em regime de franchising) e de fabricantes licenciados um pouco por todo o mundo. Ainda hoje, trinta anos depois, o fundador Dr. Morongo (como é conhecido) pratica surf, testando os seus novos produtos e vivendo ao máximo o estilo de vida tão característico do surf.

O rápido crescimento da Mormaii e a garantia de qualidade do seu nome levou a que abrangesse outras gamas de produtos relacionados com o surf. Além dos já referidos fatos térmicos, a Mormaii desenvolve e comercializa também uma linha de vestuário e calçado (casual e desportivo), assim como acessórios – mochilas, gorros, pulseiras e até bicicletas. Particularmente desenvolvida é ainda a sua gama de óculos de sol e a gama MormaiiTech, com produtos como pen-drives e leitores de MP3 e MP4 – todos eles à prova de água, obviamente!

A linha de relógios da Mormaii surge naturalmente na sequência desse crescimento, e em perfeita sintonia com o posicionamento e filosofia da marca. Uma linha exclusivamente composta por modelos desportivos não só no aspecto mas também na própria funcionalidade, sempre com o surfista em mente – seja o praticante, seja o adepto da modalidade.

O espírito reflecte-se, em primeiro lugar, no design dos diferentes modelos: criados a pensar na interacção intensa com a água, são concebidos na sua maioria com pulseiras em borracha e cores vivas, quer na estrutura, quer no mostrador. A gama disponibiliza relógios em versão analógica, digital ou mista.

Os aspectos técnicos dos relógios Mormaii respiram também eles o surf: a resistência à água é levada a níveis avançados, assegurando o funcionamento não só nas profundidades habituais (50 ou 100 metros), mas também em situações de elevada pressão atmosférica (até 20 ATMs), pensando nas condições mais extremas da prática do surf. Apesar de alguns modelos serem mais simples, direccionados para um uso imediato e quotidiano, na generalidade dos modelos estão presentes as opções habituais como alarme, cronógrafo ou calendário. Alguns incluem ainda bússola e/ou termómetro.

No que diz respeito ao preço, os relógios Mormaii são acessíveis ao público em geral: os modelos mais simples não chegam aos 25€ e os mais avançados rondam os 150€.

Marca: 
A sua votação: 
Média: 4.4 (21 votos)