Está aqui

Relógios Nike: Just watch it!

História
Relógio Nike

Se há uma marca que se associa imediatamente ao conceito de “desporto”, essa marca é, sem qualquer dúvida, a Nike. Uma história de sucesso inimaginável aquando da sua criação, há menos de 50 anos atrás.

A marca começou como Blue Ribbon Sports em 1964, após Phil Knight e Bill Bowerman garantirem os direitos de importação das sapatilhas japonesas Tiger. Ao mesmo tempo que de vendas nos E.U.A., os dois visionários estudavam a composição das sapatilhas, tentando encontrar formas de as melhorarem. Daí a lançarem a sua própria linha foi um pequeno passo, e em 1971 é lançado o primeiro modelo, que se chamava “The Nike” e estreava aquele que viria a ser um dos mais famosos logótipos da história (da autoria de um estudante de artes gráficas, que recebeu $35 pelo trabalho!). Várias outras linhas se seguiram, acompanhados de outras peças de vestuário.

Em 1978 a empresa adopta a sua designação actual, e os anos seguintes são de puro crescimento e sucesso. A Nike passa a equipar atletas das mais variadas modalidades, e depressa passa a estar no corpo dos maiores campeões de cada uma delas. Vai-se também expandindo a outro tipo de produtos, sem nunca esquecer o calçado. Hoje em dia a Nike tem todo o tipo de equipamento desportivo imaginável, e é líder mundial indiscutível nesse concorrido mercado.

A gama de relógios Nike surgiu em 1997 com o Nike Triax. A pensar no atletismo, são lançados vários modelos feitos a pensar nas necessidades do atleta, e fruto disso está o design diferente e arrojado, com uma caixa “torcida” que se adapta melhor ao pulso. Os relógios Nike são na sua maioria electrónicos, com uma multiplicidade de funções desde o cronógrafo a fraccionamento por voltas, medição de velocidade e distância e monitorização da frequência cardíaca. Contudo, existem também alguns modelos analógicos, igualmente desportivos, ou mesmo diversas edições especiais, como o caso do Lance Armstrong Alti Chrono TI.

Neste momento, a Nike tem sete colecções de relógios, mas são lançadas novas (e novos modelos) com bastante frequência – à semelhança da linha de vestuário e de calçado.

A mais célebre é, sem dúvida, a colecção Triax, dividida nos segmentos Speed (digital) e Swift (analógico). Completamente vocacionada para a prática desportiva, tem a famosa caixa oval na horizontal, e na versão digital inclui funções de cronómetro, tempo parcial, medição de voltas. As colecções Mettle e Imara são igualmente dedicadas à alta actividade física, com funções que auxiliam essa prática.

Numa vertente mais casual, sem perder o tom desportivo, a Nike criou colecções como a Merge ou Oregon. Novamente com modelos analógicos ou digitais, procuram transportar o espírito da competição saudável para a vida quotidiana.

O leque de opções completa-se com uma colecção dedicada exclusivamente ao público mais jovem – a Kid – e com a série Signature, composta por versões especiais de assinatura, associadas a celebridades do mundo do desporto.

Paralelamente, os relógios Nike podem ser personalizados com temas de equipas ou selecções de futebol. Entre as diferentes opções, encontram-se as selecções de Portugal e do Brasil e, no que toca a equipas, o F. C. Porto é a única opção portuguesa.

Em relação ao custo dos relógios Nike, reflectem também o espírito com que a empresa foi criada: fornecer material desportivo de alta qualidade a um baixo custo. Os modelos mais económicos custam cerca de 75€, e o próprio preço médio não é muito mais elevado.

Marca: 
A sua votação: 
Média: 4.5 (11 votos)