Está aqui

Relógios Rip Curl: uma história "down under"

História
Relógio Rip Curl
Licença: 
CC Attribution-NonCommercial-NoDerivs 2.0

Sinónimo de surf e de aventura em todo o mundo, a Rip Curl nasceu na Austrália, em 1969, graças a Brian Singer e Doug Warbrick – dois amigos apaixonados pela modalidade que decidiram criar uma microempresa de produção de pranchas de surf simplesmente para que as receitas os ajudassem a manter o “vício” e poderem praticar surf nas melhores ondas do mundo.

A década de 70 testemunhou uma crescente popularidade do surf e Brian Singer e Doug Warbrick, que produziam a partir da sua garagem as pranchas de surf Rip Curl em quantidades reduzidas, mas perfeitas e com um design cada vez mais apelativo, souberam perceber o caminho que a modalidade seguiria, bem como as necessidades dos surfers da altura.

A verdade é que, mesmo em garagens ou armazéns a cair aos pedaços, as pequenas produtoras de pranchas de surf nasciam como cogumelos, ao contrário das empresas que produziam os fatos térmicos – igualmente necessários para a prática da modalidade – uma vez que só existiam duas no mundo inteiro!

Em 1970, os homens por de trás da Rip Curl calçam as havaianas, arregaçam as mangas das camisas floridas e tomam uma decisão que mudaria as suas vidas por completo – compram uma casa velha, uma máquina de costura que sobreviveu à 2ª Guerra Mundial e contratam algumas pessoas conhecidas para iniciarem a confecção dos fatos térmicos para surfistas. Com um primeiro protótipo tudo menos perfeito, a marca Rip Curl utiliza os próprios donos como cobaias para aperfeiçoarem o produto. Um esforço conjunto e genial que coloca a marca como líder de fatos térmicos na Austrália logo em 1973.

Foi nesse mesmo ano que a Rip Curl se liga directamente aos seus consumidores ao organizar a primeira Rip Curl Pro, um evento de sucesso que traçou o caminho para tantas outras iniciativas de êxito mundialmente conhecido e reconhecido.

À participação activa em provas e competições desportivas de surf, a Rip Curl iniciou o patrocínio de surfistas (alguns chegaram a ser verdadeiras lendas!), levando-os com eles nas suas expedições pelo planeta à procura de praias virgens e a onda perfeita!

Em 1977, a empresa também já produzia fatos térmicos para marinheiros, praticantes de windsurf e de esqui náutico e, para baixar os custos de produção (e terem tempo para surfar!), vendiam as licenças das ideias, do design e das tecnologias aos países que pretendiam produzir os produtos Rip Curl. Assim nasce, em 1981, a Rip Curl International. Hoje existem nove licenças corporativas a produzir artigos Rip Curl – nos Estados Unidos, França, África do Sul, Japão, Indonésia, Brasil, Argentina, Peru e Chile.

A década de 80 trouxe mais duas ideias brilhantes: a primeira foi proporcionar aos surfistas roupa confortável para vestirem quando saíssem da água – a Rip Curl Surfwear; e porque Brian Singer e Doug Warbrick eram homens da natureza e se não estavam dentro do mar estavam a escalar montanhas, a fazer ski e snowboard, a linha de Mountainwear (roupa de montanha), pareceu o passo lógico e foi, de facto, o passo seguinte. Brian Singer e Doug Warbrick continuaram a ser as cobaias para todos os produtos e, tal como todas as suas ideias originais, também as colecções de vestuário foram recebidas de braços abertos pela legião de fãs Rip Curl espalhados pelo mundo.

Pelo meio, o duo imparável da Rip Curl decidiu ainda apostar nos relógios, acessório tão indispensável para quem ama a natureza e os desportos aventura, como uma prancha de surf ou um snowboard. Escusado será dizer que esta foi mais uma aposta ganha.

Para homens e mulheres, os relógios Rip Curl – disponíveis em modelos digitais e analógicos – são o companheiro perfeito para a praia, o campo e a cidade. Com tecnologias super-avançadas, os relógios Rip Curl são, como não podia deixar de ser, o melhor amigo do surfista ao ostentar funcionalidades como o estado das marés!

Os preços acessíveis fazem parte da “grande onda” que a marca Rip Curl criou em torno dos seus produtos. No que toca aos valores a despender numa timepiece muito cool da marca surfista mais conhecida do mundo, rondam os €60 e os €200.

Marca: 
A sua votação: 
Média: 4.6 (13 votos)