Está aqui

Relógios Swatch

História
Relógio Swatch

Swatch é uma marca de relógios de quartzo (alguns disponíveis em automático) produzida pela empresa The Swatch Group Ltd. Era pretendido originalmente que a Swatch recapturasse o mercado no segmento de entrada, perdido pelos fabricantes suíços durante o crescimento agressivo de companhias japonesas, como a Seiko nos anos 60 e 70.

A marca "Swatch" é geralmente mal interpretada, pois frequentemente julgam que o seu nome deriva de uma contracção das palavras ""Swiss Watch"", mas Nicolas Hayek, o presidente de The Swatch Group, afirma que a contracção original era " Second Watch ". O novo relógio foi introduzido como um novo conceito de relógio: casual, divertido e com acessórios não reutilizáveis. A primeira colecção de 12 modelos da Swatch foi lançada no dia 1 de Março de 1983 em Zürich, Suíça. Inicialmente o preço variou de 39.90 a 49.90 francos suíços, mas foi unificado em 50 francos suíços no Outono do mesmo ano. Os objectivos de vendas fixados foram de 1 milhão de relógios para 1983 e 2.5 milhões para o ano seguinte. Com uma campanha de marketing agressiva e um preço muito acessível para um relógio Suíço, rapidamente conquistou o seu mercado natal. Comparado com os relógios convencionais, um Swatch era  80% mais barato relativamente aos custos de produção, devido à completa automatização da produção e redução do número de componentes dos habituais 91 ou mais, para apenas 51 componentes.

Os relógios Swatch desfrutaram o pico da sua popularidade nos Estados Unidos em meados de 1980, quando foram abertas diversas "Swatch Stores" com o único propósito de vender relógios Swatch. As modas dos anos 80 incluíram usar simultaneamente dois relógios Swatch e usar um Swatch como uma faixa de rabo-de-cavalo. Alguns modelos, como o Swatch Popular, permitiam prender o relógio Swatch directamente ao vestuário.

Durante este tempo, a Swatch introduziu a ideia da criação de parcerias com artistas notáveis, inclusive Keith Haring e outros. Relógios de artista deram um novo prestigio ao que outrora tinha sido apenas um artigo de moda para o uso dos jovens.

Embora as vendas dos relógios Swatch estejam no presente consideravelmente abaixo de anos anteriores, a Swatch Group permanece a maior companhia de relógios do mundo, e o grupo acelerou a sua aquisição de marcas de relógios de luxo nos anos mais recentes. Estas marcas incluem: Breguet, Blancpain, Jaquet Droz, Glashütte-original, Union Glashütte, Léon Hatot, Omega, Rado, Longines, Tissot, Calvin Klein, Certina, Mido, Pierre Bal-main, Hamilton, Flik Flak e Endura. A própria Swatch também diversificou consideravelmente as suas ofertas, e a companhia vende agora mais de uma dúzia de diferentes tipos de relógios, incluindo relógios de corpo metalizado (a série Irony), relógios de mergulho (a série Scuba), relógios de corpo magro e planos (a família Skin) e até mesmo um relógio que se conecta à Internet, que pode carregar cotações de acções, manchetes de notícias, boletins meteorológicos e outros dados (a série Papparazzi).

Eles tornaram-se objectos de moda, gerando modelos especializados (o "Flik-Flak" para crianças, relógios semiautomáticos, e até mesmo relógios Swatch decorados com diamantes). A companhia também produz relógios com temas sazonais.

Swatch foi o cronometrista oficial nas Olimpíadas de Verão de 1996, Olimpíadas de Verão de 2000 e Olimpíadas de Verão de 2004.

Marca: 
A sua votação: 
Média: 4.6 (76 votos)