Está aqui

Bell & Ross inspira-se na navegação com relógios BR 01 Compass e Radar

Notícia
Bell & Ross BR01 Compass

Há muito que a navegação e a aeronáutica têm uma relação próxima com a relojoaria, reflectida em criações como o Chronospace da Breitling ou no excêntrico Thunderbolt da MB&F. A Bell & Ross também não fica imune a essa influência, e as suas novas criações deixam-se contagiar pelo espírito aventureiro inerente a todo o piloto.

A inspiração na aeronáutica – ou concretamente no painel de instrumentos de um avião (talvez de um navio?) reflecte-se da melhor forma em dois novos modelos apresentados pela Bell & Ross, ambos baseados no relógio BR 01-92, e cujos nomes dizem tudo: Compass (bússola) e Radar.

O BR 01 Compass (na foto em cima) parece, à primeira vista, uma bússola. Só depois, fruto de um olhar mais atento, nos aperceberemos que se trata afinal de um relógio. Sem qualquer ponteiro, o relógio com caixa quadrada e mostrador redondo exibe apenas um marcador às 12 horas; no interior, dois discos, um exterior e outro interior, que indicam respectivamente as horas e os minutos. A leitura do tempo não se faz portanto circulando pelo mostrador, mas é antes o próprio mostrador que gira para o fazer, imitando o funcionamento de uma bússola, instrumento essencial para a navegação.

O BR 01 Radar segue o mesmo modelo. Também sem ponteiros e recorrendo igualmente a discos, são traços marcados neles que indicam a leitura do tempo, aqui já num sistema mais tradicional mas ao mesmo tempo completamente original na forma como faz essa marcação. O disco exterior, das horas, tem uma pequena marcação vermelha, que indica as horas; o disco inferior, mas pequeno, indica os segundos com um traço verde; ao meio, naturalmente os minutos, com um marcador amarelo.

Ambos os relógios são baseados em movimentos automáticos ETA 2892, profundamente alterados para implementar o sistema de discos, que exigiu a maior perícia para garantir que o seu funcionamento não absorveria a energia, mantendo por isso a reserva de marcha numas aceitáveis 40 horas. Tratam-se também de edições limitadas, de 500 exemplares cada.

Para uma edição limitada e original como esta, não se pode dizer que o preço seja astronómico: rondará os €4,100 | R$9,500; mas se desejar o BR 01 Compass, terá que aguardar até Outubro de 2010, altura em que será colocado à venda.

Marca: