Está aqui

Blancpain Carrousel Répétition Minutes Le Brassus - prazer em complicar

Notícia
Blancpain Carrousel Répétition Minutes Le Brassus

Uma das mais antigas casas relojoeiras, a Blancpain celebra o seu 275º aniversário (!) com o fantástico Carrousel Minute Repeater Le Brassus, um relógio repleto de pormenores técnicos nunca antes vistos.

Com o turbilhão a ser uma das mais apreciadas complicações, sinónimos da mestria relojoeira apenas ao alcance de alguns – se bem que, com o passar dos anos, esses “alguns” sejam cada vez mais – a Blancpain ressuscitou, há dois anos, o seu parente próximo, o Carrousel. Semelhante no funcionamento e idêntico na sua finalidade, o Carrousel foi inventado no século XIX mas depressa abandonado, precisamente por ser demasiadamente complexo de produzir. Conheça as comparações entre estes dois sistemas neste vídeo.

O que para uns foi um obstáculo, para a Blancpain constitui precisamente o elemento necessário para se deixar convencer: em 2008 apresentava ao mundo o primeiro relógio de pulso com um carrousel de 60 segundos. Sendo a única marca a produzi-lo, a Blancpain foi mais além, e lança agora o primeiro relógio que junta a esta raríssima complicação a também rara e tecnicamente difícil repetição de minutos, também esta com algumas inovações.

Em primeiro lugar, os aros por onde soa a repetição são mais longos, perfazendo 540º em torno do movimento; mais importante, encontram-se afixados não no movimento, como é habitual, mas sim à própria caixa de ouro rosa. Estes dois pormenores, aliados à natureza do material da caixa, permitem que as batidas, do tipo ‘catedral’, sejam bem mais perceptíveis, soando de forma mais audível e clara.

A esta funcionalidade foi acrescentado outro pormenor técnico bastante interessante. Os mecanismos de repetição sempre foram frágeis, podendo ser gravemente danificados se ajustada a hora do relógio enquanto o mecanismo se encontrasse a actuar. A Blancpain desenvolveu assim um sistema que desactiva a coroa enquanto dura a repetição, protegendo o funcionamento deste belo movimento, o calibre 1736.

De aspecto maioritariamente esqueletizado, que permite observar o funcionamento das suas 414 peças, o mostrador tem ainda assim uma pequena placa em ouro branco, na qual estão gravados os numerais romanos em ouro rosa. O movimento, de corda manual, tem uma carga máxima de 60 horas, cuja reserva é indicada no verso através de um pequeno indicador.

Demorando 4 anos a produzir, o Carrousel Minute Repeater Le Brassus é uma peça incrivelmente apetecível para qualquer coleccionador e apreciador de alta relojoaria. Limitado a 10 exemplares, tem um preço anunciado de cerca de €280,000 | R$645,000. E apesar de todo este brilhantismo e glamour tecnicista, a colecção Le Brassus em que se insere este relógio está apenas a aquecer. A Blancpain planeia acrescentar anualmente uma nova complicação ao movimento, de forma a adquirir o estatuto grand complication. Aguardaremos ansiosamente…

Marca: