Está aqui

Harry Winston Histoire de Tourbillon Nº2 – homenagem à complicação vedeta

Notícia
Harry Winston Histoire de Tourbillon Nº2

Se há uma complicação que sobressai na alta relojoaria, é o turbilhão. Harry Winston sabe-o, e a sua mais recente criação é (mais) uma justa homenagem à complicação vedeta: aqui está o Histoire de Tourbillon Nº2.

Símbolo da sabedoria e experiência dos velhos mestres relojoeiros, o turbilhão transcende hoje o objectivo prático que esteve na sua origem – compensar a influência da gravidade terrestre no funcionamento do movimento, tornando o relógio mais preciso – e representa algo bem superior: a excelência. Lançada em 2009, a restrita colecção Histoire de Tourbillon foi criada precisamente com esse espírito e objectivo – homenagear o turbilhão e levá-lo mais além, integrado na filosofia e estilo inconfundível do atelier Harry Winston. Agora, é lançado o segundo modelo, um fantástico relógio de aspecto imponente e futurista, em que a estrela é, claro, um turbilhão, que surge numa versão suspensa de duplo eixo.

Todos os elementos do novo relógio Harry Winston Histoire de Tourbillon Nº2 estão devidamente organizados, colocados em divisões independentes. Às 9 horas, está posicionado o magnífico turbilhão, à direita do movimento e ocultando as componentes que os ligam, dando o aspecto suspenso, como que flutuando ritmicamente no vazio. A sua dupla jaula gira em dois eixos: a exterior, feita em titânio, completa uma revolução em 120 segundos, e a interior – que integra o balanço, a mola e o escape – em 40 segundos.

Às 2 horas,  um mostrador ligeiramente mais pequeno que o do turbilhão exibe as horas, numa escala semi-circular de 12 horas, com indicador de dia/noite. Às 6 horas são exibidos os minutos, através de um disco rotativo e ponteiro fixo, no mais pequeno dos 3 mostradores separados fisicamente.

A mover o Histoire de Tourbillon Nº2 está um movimento mecânico manual da autoria de Harry Winston, com uma capacidade máxima de 50 horas. O seu invólucro é uma bela caixa de ouro branco, com 48,5 milímetros de diâmetro, dotada de um aro triplo que assegura a resistência à água até uma profundidade de 30 metros.

Apesar de o preço deste relógio não ter sido revelado, tratando-se de uma edição limitada a 20 exemplares, não será de espantar que se aproxime do milhão de dólares. Mas muitos dirão, provavelmente com certa razão, que um relógio como estes não tem preço…