Está aqui

Novo relógio Omega Speedmaster celebra 40 anos da missão Apollo XV

Notícia
Omega Speedmaster Apollo XV 40º aniversário

No dia 30 de Julho farão 40 anos que a missão Apollo XV aterrou na lua. A Omega, que esteve também presente durante o mais célebre programa espacial da história, junta-se às celebrações com uma edição especial limitada do também histórico Speedmaster.

Apesar de ser já a décima quinta missão do programa Apollo, e a quarta a aterrar na lua, a Apollo XV foi marcada por diversas estreias: foi a primeira missão de longa duração, com um total de 12 dias, incluindo um total de 2 dias e 18 horas na superfície lunar; foi também a primeira missão com um carácter predominantemente científico, ao contrário das anteriores que eram sobretudo missões de reconhecimento; e foi ainda a primeira missão em que foi utilizado o célebre veículo lunar LRV (“lunar roving vehicle”). Por tudo isto, e porque tudo correu na perfeição, a NASA considera a Apolo XV como a missão tripulada com maior sucesso.

A Omega, parceiro histórico da NASA e em particular do programa Apollo, não deixou passar esta efeméride, e à semelhança do que fez a propósito do 40º aniversário da missão Apollo XI e do 35º aniversário da missão Apollo-Soyuz, lançou uma edição especial limitada do relógio Speedmaster, o único relógio a ter estado na lua, aí utilizado por Buzz Aldrin em 1969.

Não tão vistoso como a edição especial evocativa da missão Apollo-Soyuz, este novo Speedmaster Apollo XV é essencialmente igual ao Speedmaster Profissional, já amplamente conhecido e reconhecido. Em termos técnicos, está presente o mesmo Calibre 1861, um cronógrafo de corda manual que equipou também o relógio utilizado no espaço. Com caixa e pulseira em aço, evoca a Apollo XV nas cores que decoram o mostrador – branco, azul e vermelho – que constituíram também as cores da insígnia da missão.

No verso, uma gravação ilustra o veículo lunar que foi estreado na data comemorada, juntamente com a data da alunagem e a inscrição “The First Watch Worn on the Moon”, um estatuto que Omega faz questão de manter bem presente. A edição será limitada a 1971 exemplares, e rondará os €4,750 | R$ 11,000.

Marca: