Está aqui

Steinway & Sons marca o andamento com relógio Seconde Metronomique

Notícia
Steinway & Sons Seconde Metronomique

Com mais de 150 anos de experiência, a Steinway & Sons é um peso pesado no fabrico de pianos de qualidade, e um dos nomes mais respeitados deste sector. É por isso surpreendente que a sua mais recente criação seja um relógio que, no que toca à qualidade, promete não ficar atrás dos pianos desta importante marca. Trata-se do Seconde Metronomique.

Mais interessante do que o relógio por si só, é a complicação que ele inclui: um metrónomo completamente funcional – se não na sua audibilidade, pelo menos no movimento. O relógio, com linhas suaves e harmoniosas, ostenta uma simplicidade bela através de uma caixa rectangular e ligeiramente concavada e um mostrador sóbrio e clássico, com um mostrador central para indicação de horas e minutos.

Por baixo, encontra-se a coqueluche  do Seconde Metronomique, o metrónomo, instrumento que, tal como o relógio, mede o tempo, mas adaptado à medição dos andamentos musicais. Um metrónomo tradicional funciona através de movimentos retrógrados, andando para trás e para a frente, marcando os intervalos de tempo por que se rege um andamento. Contudo, esse tipo de funcionamento num relógio de pulso consumiria uma carga de energia tal que tornaria toda a peça inviável. Para resolver este imbróglio, o relojoeiro suíço Jean-Marc Wiederrecht recorreu a uma ilusão de óptica.

Ao invés de utilizar um único ponteiro com funcionamento retrógrado, utilizou antes dois discos com três ponteiros cada, que se movem em sentidos opostos. Uma vez que esta complicação é observável apenas através de uma pequena abertura, estes discos ficam ocultados, sendo apenas visível um ponteiro de cada vez circulando para ambos os lados, criando a ilusão que se trata, afinal, do mesmo ponteiro a mover-se para trás e para a frente.

Desta forma, é poupado o movimento que dá vida ao Seconde Metronomique, o Calibre C 60 de corda manual, que tem assim uma carga máxima de 38 horas. O novo relógio da Steinway & Sons estará disponível apenas numa edição limitada a 300 exemplares, segmentados em versões com caixa em ouro branco, rosa ou amarelo (100 de cada), com os mostradores a condizer.