Está aqui

Vacheron Constantin lança primeiro relógio com todos os fusos horários

Notícia
Patrimony Traditionelle World Time

Numa altura em que as distâncias encolhem e viajar pelo mundo tornou-se uma prática corrente, a Vacheron Constantin lançou um relógio apropriado para os tempos modernos. Uma estreia mundial, o novo Patrimony Traditionelle World Time é o primeiro relógio de sempre a apresentar simultaneamente todos os 37 fusos horários existentes.

A própria marca era já global ainda antes da própria criação dos fusos horários, instituídos em 1884 – nesse ano, a marca suíça já se estabelecera nos E.U.A. e na China. Não é por isso de estranhar que a criação de relógios do tipo “world time” – que listam os vários fusos horários de forma simultânea – seja uma tradição da Vacheron Constantin que remonta aos anos 30.

No entanto, se eram já comuns relógios que apresentam os 24 fusos horários, nunca antes fora criado um que apresentasse a totalidade (37), incluindo também os fusos horários que diferem meia hora e ainda os que diferem apenas um quarto de hora. Isto significa que o seu utilizador poderá estar devidamente informado das horas quer se encontre na capital venezuelana, Caracas, cujo fuso horário é, desde 2007, de menos 4h30mns em relação à hora padrão (GMT), quer esteja nalgumas cidades da Nova Zelândia, com diferenças de quartos de hora.

Para atingir este feito, a Vacheron Constantin criou um novo movimento, inteiramente manufacturado. O calibre 2460WT que alimenta o Patrimony Traditionelle World Time é um movimento automático de alta frequência (4 hz – 28.800 vibrações horárias), com uma carga máxima de aproximadamente 40 horas. A apresentação dos 37 fusos horários é feita de forma extremamente simples: através da coroa – que é única, ao contrário de vários outros relógios “world time” que recorrem a duas – o utilizador define o tempo referência, rodando o disco de 24 horas e alinhando a dita hora referência com o marcador fixo posicionado às 6 horas. Essa será também a hora indicada pelo ponteiro central de horas. Através do marcador exterior, onde estão indicadas as principais cidades de cada um dos 37 fusos horários (a preto os fusos horários certos, a vermelho os de meia ou quarto de hora), o utilizador ficará então a saber exactamente que horas são em todo o mundo.

Ao centro, encontra-se também um mapa mundial giratório que, através de um pequeno vidro safira parcialmente escurecido, funciona como indicador dia/noite. Uma forma engenhosa de saber, também de forma imediata, em que partes do planeta é dia ou noite.

Com uma caixa em ouro rosa, e um diâmetro de 42,5 milímetros, o novo relógio Patrimony Traditionelle World Time é mais uma fantástica criação da Vacheron Constantin, com a qualidade já  conhecida de uma das mais antigas casas especializadas em alta relojoaria. O preço de venda deste relógio deverá rondar os €29,500 | R$ 66,500.