Está aqui

Vacheron Constantin Philosophia – "seu desejo é uma ordem"

Notícia

Quando uma marca que por si só já é de luxo cria um departamento de elite, é difícil imaginar o que de lá poderá sair. Foi o que a Vacheron Constantin fez em 2006, ao criar o Atelier Cabinotiers. Esta é uma das raras ocasiões em que uma das suas criações é revelada ao mundo. Surpreenda-se com o Philosophia, um relógio inteiramente feito à medida do seu cliente.

Para quem acha as edições limitadas demasiado comuns...

A ideia que levou à criação do Atelier Cabinotiers foi regressar às origens da criação de relógios de luxo. Nos primórdios da relojoaria, as grandes peças eram feitas por encomenda específica de um poderoso cliente, com frequência reis e rainhas, influentes políticos ou poderosos homens de negócio. A própria Vacheron Constantin conta com alguns modelos únicos que foram criados sob encomenda específica e detalhada de personalidades célebres e históricas.

O Atelier Cabinotiers foi criado precisamente com essa intenção: criará o relógio que o cliente desejar, inteiramente feito à medida, com todas as características pretendidas e, se necessário, feito inteiramente do zero. A especificidade pode ir desde apenas um mostrador personalizado, até ao desenvolvimento de raiz de um movimento inteiramente novo. O tempo que levará a criar um exemplar único com esta natureza poderá demorar um ano, no caso dos exemplares mais simples, até seis anos, quando necessário criá-lo na totalidade.

Tendo estas características presentes, é fácil de supor que o sigilo é um elemento chave neste negócio, no qual cada relógio andará facilmente na fasquia dos milhões de dólares (fala-se de um magnata europeu que terá pago 6,5 milhões de dólares pelo seu relógio). A Vacheron Constantin não revela estas criações, ficando ao critério dos seus donos fazê-lo – e está claro que habitualmente não o fazem. Felizmente, surgiu uma excepção. Ainda assim, a identidade do cliente não é conhecida, mas todos os restantes detalhes do relógio são – com excepção, previsivelmente, do valor pago.

O relógio chama-se Philosophia, e consta que a ideia inicial do cliente seria um relógio com apenas repetidor de minutos e turbilhão sem ponteiros. Entretanto terá mudado de ideias, pois foram acrescentadas algumas funcionalidades, incluindo um único ponteiro para horas, que completa uma revolução em 24 horas.

Às 6 horas, encontra-se o característico turbilhão Vacheron Constantin, com a cruz que lhe serve de logótipo em destaque, às 9 horas foi acrescentado um calendário lunar, onde a lua lembra a do histórico filme “Da Terra à Lua”, de 1921. Com caixa em ouro e alavanca da repetição de minutos na sua posição habitual, apresenta ainda mais um pormenor personalizado: no verso, a indicação de reserva de marcha exibe não a tradicional escala, mas a constelação Ursa Maior.

O movimento não foi feito de raiz, sendo antes uma adaptação do calibre manufacturado 2755, de corda manual e com cerca de 60 horas de reserva de marcha; tudo o resto foi criado especificamente ao gosto do seu cliente.

Consegue-se imaginar a usar um relógio feito exactamente como sempre sonhou, de propósito para si?

Veja aqui uma galeria pormenorizada das diferentes fases de produção do Vacheron Constantin Philosophia!