Está aqui

Vencedores do Grand Prix d'Horlogerie de Genève: melhor relógio desportivo

Notícia
Richard Mille RM025

Richard Mille RM025

Se alguém quisesse definir o que é um relógio desportivo, uma boa resposta seria dizer apenas Richard Mille RM025. Não espanta que tenha sido eleito o melhor relógio desportivo do ano, no Grand Prix d'Horlogerie de Genève, edição 2009.

Fugindo pela primeira vez ao formato rectangular (a lembrar o cintrée curvex da Franck Muller) que sempre caracterizou as outras criações da marca, o RM025 destaca-se logo pela imponente caixa circular – formato esse que é uma exigência da norma ISO6425, a norma internacional que rege os padrões de qualidade e os requisitos essenciais para um relógio de mergulho poder ser considerado como tal. E esse é o ponto chave deste magnífico relógio.

Com uma resistência até 30 atmosferas (equivalente a 300 metros de profundidade), o RM025 está preparado para não só resistir nas condições mais adversas, mas sobretudo para manter o seu funcionamento perfeito. O calibre RM025, um dos poucos movimentos cronógrafos com turbilhão  concebidos no séc. XXI, incorpora várias particularidades que asseguram a regularidade e precisão do movimento mecânico manual, desde um escape parcialmente construído em titânio, até uma mola principal especialmente concebida para reduzir os efeitos da gravidade durante o seu funcionamento.

Relativamente às funcionalidades, o Richard Mille RM025 tem, além do cronógrafo, indicação da reserva de marcha, indicador e regulador de pressão (que evita excesso de carga, ao desactivar a coroa quando é atingida a carga máxima) e indicador de função – um ponteiro próprio que indica qual a função seleccionada com a coroa (posição neutra, de corda ou de ajuste).

Adicionalmente, destaca-se ainda o aro giratório unidireccional (tal como é exigido pelo ISO6425), com os primeiros 15 minutos em vermelho vivo de forma a aumentar a sua visibilidade, assente num inovador e complexo sistema de fixação. Composto por três camadas e fixado com 24 parafusos, assegura que o utilizador não corre o risco de o girar acidentalmente, algo que poderia originar situações de perigo de vida – ou não fosse o RM025 um relógio no qual o utilizador pode confiar a sua vida!

Com 50 milímetros de diâmetro e uma espessura máxima de 19,2 milímetros, o melhor relógio desportivo do ano encerra-se numa caixa de ouro rosa, rematado com uma pulseira de borracha, especialmente virada para o mergulho.

Dadas as suas características tão únicas, a montagem de um Richard Mille RM025 é extremamente complexa e demorada, estando apenas disponível um reduzido número de exemplares por ano. O preço de venda assegura que os compradores serão igualmente selectos e restritos: uns significativos €330,000 | R$850,000!