Está aqui

Zenith lança novos relógios Stratos na Baselworld

Notícia
Novos relógios Zenith

Foi na Baselworld, um dos mais importantes certames mundiais dedicados à alta relojoaria, que a Zenith apresentou dois novos relógios Stratos, coleção criada tendo em mente a aviação e o rigor das exigências militares. Ambos os modelos incorporam aquele que é considerado como um dos melhores movimentos de sempre, o mítico El Primero.

O Zenith El Primero Stratos Flyback, apesar de disponível em diferentes versões com diferentes materiais, destaca-se sobretudo pelo modelo com caixa em Alchron, um material desenvolvido para a indústria aeronáutica e para o mundo da competição automóvel. Este material, aqui num tom negro, é extremamente resistente à corrosão e altamente duro, tendo sido sujeito a diferentes testes como resistência à corrosão salina, alterações extremas de temperatura e resistência a impactos fortes. Adicionalmente, o Alchron tem também uma permeabilidade magnética 50 vezes inferior ao aço.

Por outras palavras, a Zenith assegura com a caixa em Alchron que o movimento El Primero tem a melhor proteção possível neste novo relógio. Com um cronógrafo do tipo flyback, o novo relógio Stratos indica horas, minutos e cronógrafo através dos ponteiros centrais, segundos às 9 horas, e contadores de 30 minutos e de 12 horas do cronógrafo às 3 e às 6 horas respetivamente. Também às 6 horas, encontra-se ainda a janela para a data.

Além da caixa em Alchron, estão também disponíveis versões em aço inoxidável e em ouro rosa, sempre com o mostrador negro.

Ao mesmo tempo, e também no âmbito da coleção Stratus, a Zenith apresentou mais um peso pesado da fiabilidade e rigorosidade da medição de curtos espaços de tempo: o Zenith El Primero Stratos Flyback Striking 10th.

Apesar da semelhança entre os dois modelos, quer no nome, quer no aspecto, a subtil indicação “Striking 10th” faz toda a diferença, já que este novo relógio está preparado para indicar décimas de segundo – o intervalo de tempo mais curto que um relógio mecânico é capaz de apresentar, segundo a própria Zenith.

Apresentado como um sucessor natural do relógio Rainbow Flyback, criado em 1997 para a Força Aérea Francesa e seguindo instruções específicas do Ministério da Defesa Francês, este novo relógio está preparado para resistir às condições adversas que se sentem no cockpit de um avião, incluindo vibrações e acelerações extremas, com pressões capazes de atingir os 11Gs!

Com precisão cronométrica, este Stratos recorre também ao mesmo mostrador que o relógio onde foi originalmente lançado o El Primero, em 1969. Com fundo prateado, os sub-mostradores são apresentados com três cores diferentes, que aumentam a visibilidade e a facilidade de leitura de tão curtos intervalos de tempo. O mostrador azulado, às 3 horas, trata-se de um contador de 60 segundos do cronógrafo; o mostrador cinza escuro às 6 horas conta 60 minutos, também para o cronógrafo, e o terceiro, num tom cinza claro posicionado às 9 horas, indica os segundos do relógio. Ao centro, além das horas e dos minutos, está o contador de décimas de segundo, que completa uma volta em dez segundos, legíveis através de uma escala própria posicionada entre os marcadores do mostrador e os do aro negro.

Num piscar de olho à data em que nasceu o famoso movimento, este modelo, com caixa em aço inoxidável, será lançado numa edição limitada a 1969 exemplares.

Marca: