Este termo francês tem origem nos antigos relógios de pêndulo, célebres pela sua precisão, exactidão e facilidade de leitura, pelo que era essencial para qualquer oficina ter um relógio de tipo regulador - regulateur no original francês.
Hoje em dia, o termo é utilizado para descrever relógios que destacam também a precisão da leitura, com apenas um ponteiro central (normalmente o dos minutos), recorrendo a mostradores próprios para as outras leituras do tempo.
Um relógio repetidor é um relógio que tem a capacidade de indicar de forma sonora as horas, os quartos de hora e, eventualmente, os minutos. Função relativamente comum em relógios de bolso, é uma complicação rara e extremamente difícil de conseguir num relógio de pulso, dado o reduzido espaço disponível para a implementação deste mecanismo numa caixa de reduzidas dimensões. As horas e os quartos de horas são indicados através de batidas em tons diferentes.
É o tempo máximo que o movimento poderá funcionar correctamente sem necessitar de ser carregado. Em alta relojoaria, é frequente ser utilizado o termo em francês, réserve de marche.
Para poder ostentar esta designação, um determinado relógio deverá obeceder a critérios e normais internacionais – a norma ISO 2281 – e significa que poderá ser utilizado com água, até um determinado limite.
Peça localizada no verso de movimentos automáticos, em forma de semi-círculo, que gira livremente com o movimento natural do braço do utilizador. Estes movimentos fornecem a energia à mola principal.