Nome francês de um sistema idêntico ao turbilhão quer na finalidade, quer no próprio funcionamento, mas diferente na sua mecânica. Criado no final do século XIX, foi concebido, tal como o turbilhão, para compensar e anular as influências da gravidade no escape, fazendo-o girar em círculo.
“Grand complication” – Grande Complicação – é uma classificação de relógios extremamente avançados que incluem múltiplas complicações. Para que um relógio se possa classificar como tal, deverá incluir, pelo menos, uma complicação de três categorias distintas: medição de tempo (por exemplo, turbilhão ou cronógrafo), astronómica (como equação do tempo, calendário perpétuo ou mesmo lunar) e sonora (repetição de minutos).
Nome dado à diferença entre o tempo actual e a verdadeira hora solar. Devido à órbita elíptica do planeta, a hora solar tem pequenas diferenças em relação ao tempo actual, que divide cada um dos dias em partes exactamente iguais. A hora solar pode ser até menos 16 e mais 14 minutos face ao tempo actual. Esta função é extremamente difícil de conceber e está ao alcance de apenas um leque restrito de marcas.
Tipo de cronógrafo, no qual o respectivo ponteiro em funcionamento pode ser retornado a zeros e reiniciado pressionando uma única vez o respectivo botão. Normalmente, esta operação realiza-se em três passos diferentes: parar o cronógrafo, regressar a zeros, e então reiniciar. Esta funcionalidade foi concebida em especial para relógios de pilotos de aviação.
Termo francês que designa um relógio repetidor com capacidade de soar horas e quartos de hora de forma automática; adicionalmente, poderá ainda fazer soar horas, quartos de hora e minutos a pedido do utilizador.
Relógios com hora dupla exibem simultaneamente (ou a pedido) dois fusos horários. Alguns modelos mais avançados poderão até exibir três ou quatro fusos horários.