Está aqui

Bovet - Pininfarina Tourbillon Ottanta: quatro em um

Notícia
Relógio Bovet - Pininfarina Tourbillon Ottanta

É uma das mais interessantes criações dos últimos tempos, reunindo numa só peça quatro relógios: dois relógios de pulso, um relógio de bolso e ainda um relógio de secretária. Trata-se do Tourbillon Ottanta, criado pela Bovet, e se isto não é suficiente para despertar a curiosidade, talvez baste referir que foi desenhado em parceria com a célebre Pininfarina, comemorando os seus 80 anos de existência.

O Tourbillon Ottanta resulta da qualidade já sobejamente conhecida do design italiano, pela mão daquele que será certamente o seu mais célebre nome, aliado à qualidade não menos típica da alta relojoaria suíça, produzindo um efeito surpreendente em todos os aspectos.

O relógio de pulso é, em primeiro lugar, reversível, podendo o verso ser utilizado como mostrador principal. Menos funcional e prático, é certo, mas… verdade seja dita: essas nunca foram características de exclusão na alta relojoaria. Depois, a pulseira deste relógio pode ser facilmente removida e, através de um encaixe especial, aplicada uma corrente que o transforma num belo e moderno relógio de bolso. Por fim, um aro especial no verso permite pousá-lo na vertical, transformando o Tourbillon Ottanta num relógio de secretária.

Tudo isto seria já suficiente para merecer a nossa atenção, mas a peculiaridade desta peça não se esgota no pluralismo da sua utilização.

O movimento é esqueletizado, permitindo observar o seu funcionamento em ambos os mostradores (frente e verso). Aos ponteiros centrais de horas e minutos soma-se um indicador de reserva de marcha, às 9 horas, e data, às 6. Às 3 horas está um turbilhão bem diferente do habitual: porque são 80 os anos que se comemoram com esta edição, são 80 os segundos que a peça demora a completar uma volta, em vez dos habituais 60 segundos.

O funcionamento do turbilhão é igualmente observável no verso, onde se destaca também o micro-rotor que alimenta o movimento automático, descentrado nas 3 horas. Graças a um sistema especial com dupla mola principal, atinge uma carga máxima de, claro está, 80 horas. Gravado no rotor estão os nomes dos autores do Tourbillon Ottanta, Bovet e Pininfarina.

O verso inclui ainda outro peculiar indicador, às 12 horas, que remete para os primórdios da relojoaria mecânica: um ponteiro único exibe horas, meias horas e quartos de hora, tal como nos primeiros relógios de bolso, criados há 5 séculos atrás.

Com um total de 514 componentes, 70 dos quais para o turbilhão com um peso de 0,48 gramas, a montagem do Tourbillon Ottanta foi feita pela oficina Dimier (propriedade da Bovet), encerrado numa caixa de titânio com pequenas frases gravadas de lado, que celebram as oito décadas de sucesso e grandes feitos da Pininfarina. A edição será limitada a um número reduzido de exemplares: serão, previsivelmente, 80.

Inaugurado em 1930, o estúdio italiano Pininfarina tem deixado a sua marca nas mais variadas áreas, destacando-se sobretudo no mundo automóvel, sendo históricas as suas produções para a Ferrari. No entanto, foi necessário esperar 80 anos para se aventurar na relojoaria, o que faz do Tourbillon Ottanta o primeiro relógio com assinatura Pininfarina.

Não será, contudo, caso único. Este fantástico relógio será apenas o primeiro de vários, que serão lançados no futuro ao ritmo de um por ano. Mal podemos esperar!

Marca: