Está aqui

O Grand Prix d’Horlogerie de Genève 2010 já está em movimento

Notícia
Grand Prix d’Horlogerie de Genève 2010

Ainda será preciso esperar até Novembro para saber quem serão os vencedores da principal entrega de prémios da relojoaria, mas o Grand Prix d’Horlogerie de Genève já deu os primeiros passos. Saiba como tudo vai acontecer!

Já na sua 10ª edição, o Grand Prix d’Horlogerie de Genève procura destacar o que de melhor se faz na indústria, escolhendo os melhores relógios em diferentes categorias, sem limitações quanto à origem ou às características. Ano após ano, tem-se vindo a afirmar como o mais importante evento de eleição dos melhores relógios da temporada.  

A concurso estarão diferentes prémios que ilustram os diferentes espíritos dos relógios: Senhora, Homem, Design/Concept, Joalharia, Complicação e Desportivo; a estes somam-se ainda vários outros, como o prémio especial do júri, prémio do público e prémio para o melhor relojoeiro. O prémio mais cobiçado será certamente o L’Aiguille d’Or, escolhido por entre todas as categorias, atribuído ao melhor relógio do ano.

Uma interessante novidade na edição deste ano é a criação de uma nova categoria, La Petite Aiguille, na qual apenas poderão concorrer relógios com um valor comercial máximo de 5,000 francos suíços (cerca de €3,650 | R$8,350). Será certamente uma excelente oportunidade para as marcas mostrarem a sua capacidade de produzir grandes relógios a preços não tão proibitivos como é habitual nas restantes categorias.

Quem ficará de fora dos prémios deste ano será a A. Lange& Söhne, vencedora do principal galardão de 2009. De acordo com os regulamentos, o vencedor do L’Aiguille d’Or não poderá ir a concurso na edição seguinte; porém, o seu representante fará parte do júri, algo menos gratificante, mas certamente não menos prestigiante.

Terminado o período de inscrições, o júri, composto pelas mais altas personalidades do mundo da relojoaria, encontra-se já na primeira fase de votação, da qual sairão as shortlists das várias categorias. Em 1 de Setembro serão conhecidos os 10 finalistas de cada uma das 8 categorias que vão a votação.

Segue-se uma série de exposições, onde serão exibidos os relógios candidatos aos vários prémios, que passará inicialmente por Singapura (em finais de Setembro), depois por Zurique (início de Outubro) e por fim por Genebra, onde poderão ser apreciados até à grande noite.

O Grand Prix d’Horlogerie de Genève culminará na grande gala que ocorrerá em 18 de Novembro, no Grand Théâtre de Genève. O Relogiolândia estará atento…

Para já, são conhecidos os mais de 270 relógios candidatos, entre os quais se contam vários modelos que já passaram pelo Relogiolândia. Relembre alguns deles: