Está aqui

MB&F revela finalmente a Horological Machine nº4: chegou o Thunderbolt

Notícia
MB&F HM4 Thunderbolt

A Horological Machine nº4, era esperada com enorme e crescente expectativa nos últimos meses, chegando ao ponto em que se esperava já uma criação que revolucionaria tudo o que alguma vez se vira. Finalmente, essa criação viu a luz do dia e… superou todas as expectativas. Chegou o MB&F Thunderbolt!

Poder-se-á fazer a descrição e explicação detalhada do funcionamento e razão de ser desta autêntica obra de arte, mas nada poderá substituir a sua contemplação. Por isso, antes do mais, veja-o em funcionamento!

Clique aqui para mais imagens do MB&F Thunderbolt.

A incrível caixa baseada em duas “cápsulas” é bela e perfeita, exibindo de um lado a reserva de marcha e, no outro, horas e minutos. Cada uma destas cápsulas tem uma coroa própria no extremo oposto, para dar corda ao movimento manual e ajustar o tempo, respectivamente. Entre as cápsulas encontra-se o motor em si, que teve que ser totalmente desenhado de propósito para o Thunderbolt, dada a sua arquitectura única. Isto significa que cada um dos seus 311 componentes teve que ser especificamente criado para este relógio, não tendo sido aproveitada nenhuma peça pré-existente, nem mesmo o mais simples dos parafusos. Na prática, poder-se-á dizer que para fazer este relógio foi necessário recriar e redesenhar a própria relojoaria!

Com várias aberturas protegidas por vidro de safira, todo o funcionamento deste motor pode ser observado e contemplado, como a sua própria beleza o exige. Tecnicamente, poderá ser apresentado como um movimento manual com carga máxima de 72 horas e uma frequência de 21,800 vibrações por hora; aos 311 componentes do motor somam-se os 65 da caixa inteiramente em titânio e um total de cinco cristais safira. O funcionamento mecânico deste motor é por si só um rasgo de pura genialidade e de avançada perícia, e seria suficiente para fazer do Thunderbolt um relógio vencedor. Mas existe tanto mais…

A inspiração para o inovador design da quarta criação da MB&F é o mundo da aviação. Fascinado por aviões desde pequeno, Maximilian Büsser, fundador da MB&F e pai do Thunderbolt, concretiza assim o sonho e a homenagem à sua paixão. As cápsulas remetem para as turbinas de um avião (concretamente, do avião de combate A10, cuja alcunha é precisamente Thunderbolt), e os próprios mostradores baseiam-se também nos mostradores do cockpit de uma aeronave.

O Thunderbolt é uma obra de arte em todos os sentidos da expressão, que desafiou todos os conhecimentos existentes, tendo exigido três anos de investigação e desenvolvimento até que pudesse ver a luz do dia. O preço anunciado de venda é de $158,000 (€126,000 | R$280,000), e conta-se que a produção anual ronde os 25 a 35 exemplares: fabricar um Thunderbolt será um processo extremamente demorado – só a parte de safira da caixa levará mais de 150 horas a ser produzida: um mês para uma só peça!
Veja mais do Thunderbolt aqui!