Está aqui

Nicolas Hayek: 1928 - 2010

Notícia
Nicolas G. Hayek

O mundo da relojoaria está de luto, com o desaparecimento de uma das suas principais figuras, a quem é atribuída a salvação de toda a indústria. Nicolas Hayek, fundador do grupo Swatch, faleceu ontem, dia 28 de Junho, aos 82 anos.

Nicolas G. Hayek, nascido no Líbano, foi uma das principais figuras da indústria, sendo também um dos principais responsáveis pela sua sobrevivência aquando da Guerra do Quartzo.
Quando toda a indústria suíça foi colocada em cheque devido à concorrência avassaladora de marcas orientais, baseadas no baixo custo inerente aos movimentos de quartzo, foi a sua visão e empreendedorismo que permitiu encontrar um novo rumo e posicionamento.

Foi um dos co-fundadores, em 1983, daquele que viria a ser o maior grupo relojoeiro mundial, impulsionando de forma então impensável a marca Swatch, elevando-a a lenda ainda nos anos 80.
Hoje, em grande parte devido a Hayek, o Swatch Group detém várias outras marcas de referência, como Breguet, Longines, Omega, Rado, e Tissot, sendo também detentor de produção de movimentos pela ETA e Valjoux.
A integração destas e de tantas outras marcas no grupo, e a estratégia que Nicolas G. Hayek delineou para cada uma delas, permitiu não só a sua sobrevivência, como a recuperação para o estatuto que hoje detêm.

Apesar da idade, a notícia do seu falecimento apanhou o mundo de surpresa, tendo sido vítima de um ataque cardíaco no seu escritório nas instalações do Swatch Group, deixando-nos como sempre viveu: em trabalho. O mundo da relojoaria ficará eternamente grato pelo seu inquestionável e incontornável contributo.