Está aqui

Richard Mille RM027 Nadal – um ás na manga

Notícia
Richard Mille RM027 Nadal

Uma das características de peças de alta-relojoaria é o peso. O dono de um grande relógio gosta de sentir o seu peso que, não podendo também ser excessivo, deve ser suficientemente perceptível no pulso. O RM027 Nadal de Richard Mille rompe radicalmente com essa tradição, com um peso simplesmente inacreditável: 13,8 gramas.

Já há muito que Richard Mille pretendia romper com esta tradição – nas palavras do próprio, desde a criação da marca. Algumas das suas criações anteriores foram já um reflexo deste desejo, com o RM006 a destacar-se com os seus meros 42 gramas. Agora, o RM027 é o relógio mecânico com turbilhão mais leve do mundo – mesmo com pulseira, tem um peso de apenas 20 gramas. O melhor de tudo é que a sua eficácia e resistência não foram sacrificadas.

Fruto de uma parceria com um dos melhores tenistas da actualidade, Rafael Nadal, o RM027 foi testado em circunstâncias reais, passando com distinção as difíceis condições que um jogo de ténis de alta competição coloca: movimentos extremos, paragens abruptas, choques e quedas. 

Para conseguir este extraordinário feito, Richard Mille teve que recorrer a materiais apenas possíveis devido aos avanços da ciência. Já antes experimentara a utilização de turbilhões em titânio e placas principais em carbono, materiais que ao oferecerem a mesma fiabilidade e qualidade que os habituais, permitem reduzir drasticamente o peso do relógio sem afectar a sua exactidão e funcionamento.

Desta feita, o material utilizado intitula-se LITAL, uma liga especial baseada em materiais como alumínio, cobre, magnésio e lítio, que tem vindo a ser utilizada em sectores da máxima exigência, como a indústria aeroespacial, para a construção de helicópteros, foguetões, satélites, e até do gigante Airbus 380.

O resultado é um movimento que pesa apenas 3,83 gramas, incorporado numa caixa maioritariamente em carbono.

O RM027 Nadal estará disponível numa edição extremamente limitada de apenas 50 exemplares, com um preço que ultrapassa o meio milhão de dólares. Um deles será de Rafael Nadal, que garante usá-lo em todos os seus jogos. Certo é que o peso não atrapalhará.