Está aqui

Vencedores do Grand Prix d'Horlogerie de Genève: o relógio do ano

Notícia
Lange Zeitwerk

Lange Zeitweik, da A. Lange & Söhne

Por fim, chegamos ao último e principal vencedor do Grand Prix d'Horlogerie de Genèneve, edição de 2009, o relógio que conquistou o Grande Prémio “L'Aiguille d'Or”: o surpreendente Lange Zeitweik, da A. Lange & Söhne.

Duas caixas, à esquerda e à direita, exibem respectivamente horas e minutos através de mostradores saltantes de grandes dimensões. Ao centro e em baixo, um mostrador para os segundos e, no extremo oposto, o indicador de reserva de marcha. De lado, em cima e não ao centro, encontra-se a coroa.

Assim se resume a aparente simplicidade do Lange Zeitwerk, que esconde afinal uma complexidade mecânica que, nas palavras da marca, combina a indicação moderna do tempo com os princípios de um relógio tradicionalmente mecânico.

Este novo conceito, inovador não tanto na sua natureza quanto na sua interpretação do mesmo, abala com os padrões pré-estabelecidos que têm vindo a ser seguidos religiosamente ao longo dos séculos. A coragem de o fazer, num mundo elitista e restrito como é o da alta-relojoaria, seria por si só suficiente para o reconhecimento do mérito envolvido na criação deste relógio.

O conceito envolve um novo sentido do tempo, uma nova experiência que, como se comprova, agradou os especialistas. A própria localização (funcionalmente consciente) da coroa está integrada neste conceito, traduzindo uma nova experiência de conforto (a posição tradicional da coroa pode magoar o pulso do portador).

Com uma sincronização perfeita, os discos saltam exactamente quando o ponteiro dos segundos passa pelos 60 segundos. Este sistema exige uma quantidade de energia significativamente maior do que a tradicional indicação de horas através de ponteiros, mas ainda assim o Lange Zeitwerk tem uma carga máxima de 36 horas.

Surpreendentemente, e de forma algo irónica, o vencedor do principal galardão da alta-relojoaria não ostenta o famoso “Swiss Made”, sendo antes feito na Alemanha natal da marca. O preço contrasta também com o da generalidade dos outros vencedores: €42,000 | R$105,000!